Tubos BR LOC - Processo de fabricação

Os perfis de PVC são produzidos por um processo de extrusão e possuem em suas bordas encaixes macho-fêmea que propiciam o seu intertravamento durante o processo de enrolamento helicoidal. Além do intertravamento mecânico, os perfis são também soldados quimicamente, através da aplicação de um adesivo naquele encaixe, o que garante a estanqueidade da junta helicoidal assim formada.

As nervuras existentes nos perfis de PVC, na forma de Tês, servem como elementos de reforço da parede do tubo, aumentando a sua inércia, e consequentemente, a rigidez anular da tubulação. Assim, pode-se dizer que este tipo de tubulação possui parede estruturalmente otimizada, uma vez que sua resistência aos esforços solicitantes aumenta sem um proporcional acréscimo de sua massa.

O enrolamento dos perfis de PVC é efetuado por intermédio de um equipamento de pequeno porte, capaz de fabricar tubos de diferentes diâmetros e comprimentos. Essa simplicidade e versatilidade do equipamento permite que a fabricação dos tubos seja efetuada na própria obra, sendo também possível o fornecimento dos tubos já confeccionados.

Ao se desenrolar da bobina, o perfil de PVC é introduzido em um dispositivo de tracionamento que o empurra em direção a um conjunto de roletes de aço dispostos em círculo (cabeçote) onde ele será curvado em hélice para conformar o tubo. O adesivo de pega rápida introduzido no encaixe macho-fêmea mantém o perfil na forma tubular após ele deixar o cabeçote. Dessa forma, a tubulação vai saindo do equipamento e sendo apoiada sobre cavaletes de sustentação.

Diferentes diâmetros são produzidos simplesmente trocando-se o cabeçote do equipamento.

Os Tubos Estruturados de PVC BR LOC resultantes desse processo simples de fabricação, são bobinados por pela Acque Engenharia, que foi capacitada tecnicamente e treinadas pelo fabricante Nicoll.

O resultando é em um produto de grande qualidade e baixo custo final, o que os tornam extremamente competitivos.

Para bitolas acima de 1,50, são produzidos a partir da combinação de perfis de PVC e aço galvanizado, a rigidez da tubulação para tubos de grandes diâmetros, permanece igual aos tubos de menores diâmetros.

Preparamos dois vídeos para que você possa entender melhor, confira:

Processo de fabricação - Vídeo 001.
Processo de fabricação - Vídeo 002.

Se sua obra necessita velocidade de instalação, baixo uso de mão de obra e qualidade para durar muitos anos, os tubos de PVC BRLoc são os mais indicados para sua necessidade.



A Acque Engenharia é detentora da marca:

A Acque Engenharia é autorizada da marca: